Entre os dias 03 e 05 de novembro de 2010, será realizado o I SEMINÁRIO DE ESTUDOS ARQUIVÍSTICOS – “A Gestão Documental no Contexto da Administração Pública Estadual do Brasil”, evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação / Universidade Federal Fluminense em parceria com Secretaria de Estado da Casa Civil / Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da CAPES, FAPERJ e Arquivo Nacional. Este seminário conta com contribuições de especialistas nacionais e internacionais e tem por objetivo discutir os fundamentos, modelos, metodologias e resultados obtidos na implantação de programas de gestão de documentos na administração pública estadual brasileira. No dia 01 de novembro de 2010, ocorrerá a Jornada de Gestión de Documentos (Prof. Joaquim Llansó Sanjuan, Espanha).

 

PERÍODO
3, 4 e 5 de novembro de 2010

 

LOCAL
Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE, RJ) – Auditório
Praça da República, 54/56 – Centro – Rio de Janeiro, RJ

 

PÚBLICO
Gestores públicos, servidores públicos (municipais, estaduais e federais), estudantes de cursos de graduação e pós-graduação e demais profissionais interessados.

 

REALIZAÇÃO
Secretaria de Estado da Casa Civil do Governo do Rio de Janeiro/Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ).
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) / Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) / Universidade Federal Fluminense (UFF)

 

APOIO
Capes, Faperj, TCE, Arquivo Nacional

 

 

PROGRAMAÇÃO

3 de novembro, quarta-feira
15h – Solenidade de abertura
15h30 – Conferencia
Coordenação: Jaime Antunes da Silva (Arquivo Nacional)
· El reto de la e-gestión
Antonia Heredia Herrera (Universidad Internacional de Andalucia, Espanha)

 

4 de novembro, quinta-feira
9h – 12h30 – Mesa 1: Política de Gestão de Documentos no contexto da administração do Estado
Coordenação: Paulo Knauss (Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro)
· Concepto y modelos de programas de gestión de documentos
Joaquim Llansó Sanjuán (Universidad Publica de Navarra, Espanha)
· e-ARQ Brasil: diretrizes e requisitos para um sistema informatizado de gestão de documentos
Claudia Lacombe Rocha (Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do CONARQ)
10h30 – 10h45 – intervalo
· Gestão de documentos como política arquivística e fundamento da transparência administrativa
José Maria Jardim (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio)
· O arquivo como ferramenta para o funcionamento da administração do Estado
Ana Maria de Almeida Camargo (Universidade de São Paulo)
12h30 – 14h30 – almoço
14h30 – 18h – Mesa 2: Programa de Gestão de Documentos nos Estados do Brasil: fundamentos e modelos
Coordenação: Célia Costa (Museu da Imagem e do Som)
· Programa de Gestão de Documentos e Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos do Estado do Rio de Janeiro
15h15– 15h30 – Intervalo
· Estudos de caso: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul

 

 

5 de novembro, sexta-feira
9h – 12h30 – Mesa 3: Fundamentos teóricos e metodológicos dos Programas de Gestão de Documentos
Coordenação: Carlos Henrique Marcondes (Universidade Federal Fluminense)
· A classificação como função matricial da gestão de documentos 
Renato Tarciso Barbosa de Sousa (Universidade de Brasília)
· Identificação e avaliação no contexto dos Programas de Gestão de Documentos: a perspectiva da diplomática contemporânea
Ana Célia Rodrigues (Universidade Federal Fluminense)
10h30 – 10h45 – intervalo
· Integración de los documentos tradicionales y digitales en la gestión documental
Aída Luz Mendoza Navarro (Universidad Católica Sedes Sapientiae, Peru)
· Descrição e representação de conteúdos informacionais a serviço da gestão de conteúdos na web: uma discussão dos processos e ferramentas envolvidas
Maria Luiza de Almeida Campos (Universidade Federal Fluminense)
12h30 – 14h30 – almoço
14h30 – 18h – Mesa 4: Programa de Gestão de Documentos nos Estados do Brasil: metodologias e resultados
Coordenação: Paulo Elian dos Santos (Fiocruz)
· O sistema de identificação de tipologias documentais do PGD-RJ e sua pertinência para a construção dos instrumentos de gestão de documentos (plano de classificação e tabela de temporalidade)
15h15 – 15h30 – Intervalo
· Estudos de caso: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul
18h – Mesa de Encerramento

 

Inscrições através do email:

seminário.estudos.arquivisticos@aperj.rj.gov.br

 

Jornada Gestión de Documentos

 

Profesor
Joaquim Llansó Sanjuan
(Director del Archivo General de la Universidad Pública de Navarra, España)

 

Programa

– Gestión de documentos: concepto
– Los modelos de gestión de documentos
– La normalización en gestión de documentos y archivos: la norma ISO 15489.
– La evolución hacia la gestión de los documentos electrónicos
– Los sistemas archivísticos institucionales: planificación, programación y organización archivística

 

Data e Local
01 de novembro de 2010, segunda-feira
9h – 16h30 (12h30 – 13h30 – almoço)

 

Arquivo Nacional – Auditório Principal
Praça da República, 173 – Centro – Rio de Janeiro, RJ

 

Inscrições através do email:
jornada.gestion.documentos@aperj.rj.gov.br

 

Comissão Organizadora
Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação / Universidade Federal Fluminense
Ana Célia Rodrigues (presidente)
Carlos Henrique Marcondes
Rosa Inês Novais

Secretaria de Estado da Casa Civil do Governo do Rio de Janeiro / Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro
Maria Rosângela da Cunha
Paulo Knauss

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