CURSO DE ESPECIALIZAÇÂO EM PRESERVAÇAO DE ACERVOS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

De 3 a 31 de outubro, a Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT), do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), recebe inscrições para preencher as 15 vagas destinadas à profissionais graduados interessados pela área de Preservação de Acervos. As aulas começam em março de 2012, com previsão para conclusão do curso em novembro do ano que vem.
Após realizar a inscrição, mediante o pagamento da taxa de R$ 50,00, o candidato deverá entregar os documentos descritos no edital até o dia 31 de outubro. Em 1º de novembro, a Comissão de Seleção divulgará os candidatos aptos a participar do processo seletivo, com a homologação das inscrições mediante conferência dos documentos apresentados.
O processo seletivo é dividido em três etapas. Duas provas farão parte do processo de seleção, além da análise do currículo. Todas possuem caráter classificatório, sendo a prova escrita também eliminatória. No dia 28 de novembro, o candidato fará uma prova escrita. Na segunda etapa, será feita a análise de currículo do candidato. E a prova oral acontecerá nos dias 1º e 2 de dezembro. O resultado da seleção será divulgado no dia 7 de dezembro de 2011.
Com a seleção dos alunos, as matrículas estarão abertas de 23 a 27 de janeiro de 2012, no MAST.

APRESENTAÇÃO
O Curso de Especializaçao em Preservaçao de Acervos de Ciencia e Tecnologia (PPACT) do Museu de Astronomia e Ciencias Afins (MAST) visa preencher uma lacuna importante na sociedade, alertando as pessoas em geral e os profissionais de C&T a respeito da defesa do patrimônio. O objetivo central é contribuir para um intercâmbio maior entre os profissionais da área, seu aprimoramento e o desenvolvimento de novas técnicas e reflexoes sobre o tema, além de atender a uma demanda importante das instituiçoes da área de C&T que estao formando acervos. Através da conservaçao, seja pelos procedimentos preventivos, seja pela intervençao direta que vai até o próprio restauro dos objetos, o patrimônio pode ser “eternizado”.

OBJETIVOS
O PPACT visa qualificar profissionais interessados em atuar no planejamento, gestão, execução e avaliação de atividades e projetos voltados a preservação de acervos de C&T, aprofundar a formação da graduação em determinada área e proporcionar um diferencial na formação acadêmica e profissional.

PÚBLICO ALVO
O curso é destinado a profissionais portadores de diploma de licenciatura plena ou bacharelado de qualquer área de formação, que desejem obter qualificação para atuar em instituições e empresas relacionadas a preservação de acervos de C&T.

REGIME DE ENSINO
O Curso de Especialização em Preservação de Acervos de C&T tem duração de oito meses. São cinco meses de aulas presenciais e estágio curricular, sendo 352 horas em sala de aula e em laboratórios do MAST e 40 horas de estágio curricular com atividades práticas. Os tres meses restantes – prorrogáveis por mais 30 dias desde que devidamente justificado e com o de acordo do orientador – são destinados a elaboração e entrega da monografia de conclusão do curso. O horário de aula é de 9h as 13h, nas dependências do MAST, e o estágio curricular de 9h as 13h e de 14h as 18h nos laboratórios e instalaçoes de instituiçoes voltadas para a preservaçao de acervos.

PROCESSO SELETIVO 2011
O processo de seleção para o ano letivo de 2011 visa ao preenchimento de 15 (quinze) vagas. As aulas, oferecidas gratuitamente aos alunos selecionados, ocorrerao de março a outubro de 2011. Até julho, haverá as aulas presenciais e a fase de estágio. A partir de agosto, os alunos se dedicarão a elaboração da monografia.

DISCIPLINAS
O Curso de Extensão em Preservação de Acervos de C&T está estruturado em disciplinas teóricas e práticas divididas nos módulos abaixo.
1o Módulo – Introdutório (108 horas)
2o Módulo – Administração de acervos em C&T (112 horas)
3° Módulo – Conservação de acervos em C&T (136 horas)
4o Módulo – Estágio curricular (40 horas)

A EQUIPE DO PPACT
Corpo Docente
1) Maria Celina Soares de Mello e Silva (MAST), D..Sc.; coordenadora do curso, responsável pela disciplina “Preservação de arquivos de ciência e tecnologia”, pertencente ao corpo permanente do MAST.
2) Christina H. Barbosa (MAST), D.Sc.; vice-coordenadora do curso, responsável pela disciplina “Introdução a História da Ciência”, pertencente ao corpo permanente do MAST.
3) Marcus Granato (MAST), D.Sc.; responsável pela disciplina “Conservaçao de instrumentos científicos”, pertencente ao corpo permanente do MAST.
4) Heloisa Maria Bertol Domingues, D.Sc.; responsável pela disciplina “História, Historiografia e fontes documentais”, pertencente ao corpo permanente do MAST
5) Douglas Falcão, D..Sc.; participante da disciplina “Socialização de acervos de C&T “, pertencente ao corpo permanente do MAST.
6) Maria Esther Valente (MAST), D.Sc.; participante da disciplina “Socialização de acervos de C&T “, pertencente ao corpo permanente do MAST.
7) Claudia Penha dos Santos (MAST), M.Sc.; participante da disciplina “Acervos museológicos”, pertencente ao corpo permanente do MAST.
) Maria Lucia de Niemeyer M. Loureiro (MAST), D.Sc.; participante na disciplina “Acervos museológicos”, pertencente ao corpo permanente do MAST.
9) Ozana Hannesch (MAST), especialista; participante da disciplina “Conservação de documentos em papel”, e participante na disciplina “Conservação preventiva”, pertencente ao corpo permanente do MAST.
10) Adriana Cox Hollós (Arquivo Nacional), M.Sc.; participante da disciplina “Políticas de Preservação”.
11) Saulo Gutz (UFSC), D.Sc.; responsável pela disciplina “Conservação preventiva”, pertencente ao quadro permanente da Universidade Federal do Paraná, instituiçao com convenio com o MAST para realização desse curso.
12) Dalva Cristina B. do Lago (UERJ), D.Sc.; responsável pela disciplina “Introdução a ciência dos materiais”, professora convidada.
13) Simone Mesquita (Museu Nacional/UFRJ), D.Sc.; responsável pelas disciplinas “Conservação de outras coleções científicas” e “Metodologia da pesquisa”, pertencente ao quadro permanente da Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição com convenio com o MAST para realizaçao desse curso.
14) Solange Sette Garcia de Zuniga; D.Sc., participante da disciplina “Políticas de Preservação”, consultora independente.
15) Álvaro Guimarães, especialista, servidor do Museu da Polícia Militar (SP), responsável pela disciplina “Preservação de acervos: conceitos gerais”.
16) Andréa Fernandes Costa (Museu Nacional), M.Sc.; participante da disciplina disciplina “Socialização de acervos de C&T”.”
Secretária – Cátia Cristina Leonardo

Informações completas e edital de seleção no site do MAST: http://www.mast.br/nav_h06.htm

By AAERJ