No dia 22 de outubro, na abertura da XXIII Jornada Arquivística da UNIRIO, foi lançado o livro “Novas dimensões da Pesquisa e do Ensino da Arquivologia no Brasil”, organizado por Anna Carla Almeida Mariz, José Maria Jardim e Sérgio Conde de Albite Silva, professores do Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO). É a primeira publicação da AAERJ, co-editora com a Móbile Editorial.
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O livro reúne textos que resultam de conferências e comunicações apresentadas durante a II Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (REPARQ), realizada na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 18 de novembro de 2011, sob organização da Escola de Arquivologia da UNIRIO e do Curso de Arquivologia da UFF. O evento e a publicação do livro foram viabilizados pelo apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
As reflexões desenvolvidas no livro buscam contemplar as transformações que novos modelos de produção exigem dessa disciplina científica, especialmente na área de ensino e pesquisa. A estrutura do livro, com textos de 43 autores, distribuídos em três seções, reflete o amplo panorama do que está sendo desenvolvido em Arquivologia no Brasil.
A primeira seção, intitulada “A pesquisa em Arquivologia e a construção do campo arquivístico no Brasil” é constituída por 7 capítulos, sendo dois deles produzidos por professores de universidades espanholas e os outro cinco por autores nacionais.
Na segunda parte do livro, “O ensino da Arquivologia”, 8 capítulos abordam diferentes aspectos do ensino da Arquivologia no Brasil, produzidos por professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação
A terceira seção, “Os arquivos e a Arquivologia como objeto de pesquisa”, é composta por 13 capítulos que apresentam estudos e resultados de pesquisas que tiveram os arquivos e a Arquivologia como objeto de investigação.
Por fim, o livro traz ainda as “Recomendações e moções da II REPARQ”, onde é possível observar os avanços e o desejo de atualização de um setor do conhecimento da maior importância para a preservação da história artística, científica, cultural e política deste país.
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