A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos – PPGARQ, do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGARQ/CCH/UNIRIO), torna pública, para conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para o processo seletivo discente do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos – MPGA.

EDITAL 2013 – PROCESSO SELETIVO DISCENTE

Período de inscrição: 18 de fevereiro a 15 de março de 2013, no horário das 9h às 12h e de 16h as 19h30.

Local de inscrição: Protocolo do Centro de Ciências Humanas e Sociais – Avenida Pasteur, 458, Urca, Rio de Janeiro.
As inscrições também poderão ser realizadas pelo Correio, via SEDEX, em envelope contendo a documentação exigida e encaminhada para o Protocolo do CCH, Av. Pasteur, 458  – Urca, CEP 22290-240 – Rio de Janeiro – RJ, com carimbo de postagem até o último dia de inscrição.

Número de vagas: até 15 vagas.

Seleção e classificação:  O processo seletivo será composto de 4 etapas: 1 análise de documentos e 3 de realização de provas (Prova Escrita de Conhecimentos Específicos; Prova Oral; Prova escrita de compreensão de texto em língua estrangeira).
Os alunos aprovados iniciarão suas aulas em agosto de 2012.

Calendário: 

Área de concentração e linhas de pesquisa:

Área de concentração: Gestão de Arquivos na Arquivologia Contemporânea
A gestão de documentos e arquivos é imprescindível para que as informações arquivísticas favoreçam efetivamente o desenvolvimento científico e tecnológico, a eficácia e eficiência das organizações públicas e privadas, a governança democrática, a transparência, a cidadania e o direito à memória, entre outras possibilidades. Presente em diversas configurações históricas, a informação arquivística assume, num cenário informacional em constantes transformações, novas dimensões para os indivíduos e diversas coletividades. A gestão dos arquivos encontra suas referências na Arquivologia contemporânea e nos diálogos que esta constrói com outros campos de conhecimento. Neste quadro complexo e diversificado, são identificados e analisados parâmetros arquivísticos macro-gerenciais e infra-informacionais, objetos de transformações organizacionais e epistemológicas desde o século XIX, passando pelo modelo de gestão de documentos do século XX. Reconhecendo-se esse quadro histórico, investiga-se a emergência de novos modelos de gestão de arquivos no século XXI, sob a marca da inovação e face às demandas de diversos setores da Sociedade e do Estado.

Linhas de pesquisa:

Mais informações em:
http://www2.unirio.br/unirio/cchs/ppggda/processo-seletivo-2013

By AAERJ