Na noite do último domingo, dia 24 de setembro, recebemos com imenso pesar a notícia do falecimento da Profa. Dra. Ana Maria de Almeida Camargo, aos 78 anos, em São Paulo. Uma das principais figuras da Arquivologia brasileira, foi responsável pela formação de várias gerações de professores-pesquisadores, além de ter orientado inúmeros trabalhos na área da Arquivologia em todo o país e ter uma vasta produção como autora na área, tendo publicado vários artigos e livros.

Historiadora de formação, teve uma destacada trajetória como docente na Universidade de São Paulo (USP), além de ter sido a primeira Diretora do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, de 1980 a 1990. Dirigiu também a Hemeroteca Julio Mesquita, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo IHGSP), foi consultora do Arquivo do Estado de São Paulo (APESP) e teve passagens por outras instituições: Ministério da Educação e Cultura, Fundação Bienal, Fundação Getúlio Vargas e Instituto Fernando Henrique Cardoso. Teve ainda mandato no Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) nos períodos de 1997 a 1999 e 2004 a 2007.

No movimento associativo, ainda nos anos 80 ingressou na Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB), assumindo em 1995 a Direção do Núcleo Regional de São Paulo, que em 1998 se tornou a Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP), da qual foi uma das fundadoras e atualmente integrava o Conselho Fiscal. Em 2007 foi agraciada como sócia honorária da AAERJ.

A Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro lamenta essa perda inestimável para a Arquivologia brasileira e manifesta condolências aos seus familiares e amigos.

By AAERJ