Por iniciativa do Vereador Cesar Maia, ex-prefeito do Rio de Janeiro, a Câmara Municipal homenageou a AAERJ com uma Moção de Reconhecimento e Louvor, em reconhecimento à importante atuação da associação em seus 20 anos de existência (2004-2024).

Segue a íntegra do texto da Moção:

MOÇÃO DE RECONHECIMENTO E LOUVOR À ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS DO ESTADO DO  RIO DE JANEIRO

REQUEIRO à Mesa Diretora, na forma regimental, seja consignada, nos registros desta Casa Legislativa, Moção de Reconhecimento e Louvor à Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro.

AAERJ, único orgão de representação de arquivistas, técnicos de arquivo e estudantes de Arquivologia do Rio de Janeiro, fundada em assembleia realizada no dia 5 de abril de 2004, no Hotel Guanabara Palace, localizado na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro, celebra seus 20 anos de existência.

Em resposta ao chamamento, Arquivistas e estudantes lotaram o auditório para deliberarem acerca dos objetivos e propostas da Associação, realizaram as eleições da primeira Diretoria e dos membros do Conselho Fiscal, concluindo com a aprovação da redação do Estatuto Social da AAERJ.

Inédita na exigência de admitir somente associados Arquivistas, estudantes do curso de Arquivologia e Técnicos de Arquivo, a Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro é composta exclusivamente por profissionais, e futuros profissionais, que atendem aos requisitos da Lei nº 6.546/78, que regulamenta a profissão.

A homenagem, ora realizada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, se faz necessária em Reconhecimento a importante atuação da Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro, AAERJ, na representação e dignificação da profissão de Arquivista, contribuindo para o desenvolvimento da Arquivologia no Estado do Rio de Janeiro, em especial no Município do Rio de Janeiro, donde registramos nosso Louvor, na esperança de que essa missão se perpetue.

Com orgulho, solicito à Câmara Municipal que consigne esta Moção, que ficará para sempre registrada nos Anais deste Parlamento.

Plenário Teotônio Villela, 15 de fevereiro de 2024.

CESAR MAIA

VEREADOR

By AAERJ