Há exatos 20 anos era fundada a Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro, a AAERJ! No dia 05 de abril de 2004, às 19 horas, arquivistas e estudantes de Arquivologia lotaram o Auditório Scliar, do Hotel Guanabara Palace, localizado na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro, atendendo ao convite para a realização da assembleia de fundação da nova associação.

O movimento associativo arquivístico, iniciado em 1971, com a fundação da Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB), que desde o final dos anos 90 passou a dividir espaço com novas associações regionais, ganhava uma nova associação no Rio de Janeiro, pioneira em admitir como associados somente arquivistas e estudantes do curso de Arquivologia, além de técnicos de arquivo; ou seja, profissionais e futuros profissionais que atendem os requisitos da Lei nº 6.546/78, que regulamenta a profissão.

A associação foi iniciativa de um grupo de arquivistas inconformados com os rumos da área e que almejavam conquistas e maior reconhecimento para a profissão e que se inspiraram no saudoso José Pedro Esposel, um dos vultos dos primórdios da Arquivologia e da profissão em nosso país (foi um dos fundadores da AAB), sempre um veemente defensor dos arquivistas, que se tornou o associado nº 01 da AAERJ.

Ao longo dessas duas décadas, a AAERJ se empenhou na defesa da profissão, contestando vagas irregulares em concursos, conseguindo a inclusão no piso salarial estadual, além de promover encontros, cursos e congressos, entre outras ações.

Nossos agradecimentos aos diretores e associados que construíram essa história e que possamos continuar essa jornada em prol dos arquivos, dos arquivistas e da Arquivologia!

By AAERJ