A data de 20 de outubro foi dedicada aos profissionais de arquivo porque neste dia no ano de 1823, foi prevista no projeto da constituinte, a existência de um Arquivo Público no Brasil por proposição do deputado Pedro de Araújo Lima, futuro Marquês de Olinda, personalidade ilustre da vida política brasileira. A proposição foi consagrada em 25 de março de 1824.
No Brasil, o ensino da Arquivologia marca seu desenvolvimento com a evolução dos cursos de graduação. Assim, a Arquivologia no Brasil começa a desenvolver-se na década de 70, principalmente, com a regulamentação da profissão e a formação profissional universitária. Em 02 de março de 1977, a Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO) absorve o Curso Permanente de arquivo estabelecido a partir de 1960, (equivalente ao 2. grau). Passando a designar-se Curso de Arquivologia, em nível de graduação.
Em 04 de julho de 1978, foi criada a Lei 6546/78, que regulamentou a profissão de arquivista. Posteriormente esta Lei foi regulamentada pelo Decreto 82590/78.
Hoje são diversas Universidades públicas formando cerca de 400 profissionais anualmente.
Um futuro próspero para a Arquivologia no Brasil depende de cada um de nós, acredite!
Dia 20 de outubro, o dia do Arquivista no Brasil.
Parabéns, Arquivistas!
[…] “A data de 20 de outubro foi dedicada aos profissionais de arquivo porque neste dia no ano de 1823, foi prevista no projeto da constituinte, a existência de um Arquivo Público no Brasil por proposição do deputado Pedro de Araújo Lima, futuro Marquês de Olinda.” (AAERJ, 2010) […]