Panorama sobre concursos públicos em Arquivologia no Brasil

Autores

  • Karina Xavier Holstein Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Moisés Rockembach Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Arquivologia, Concurso Público, Mapeamento Geográfico, Referencial teórico

Resumo

A pesquisa buscou identificar características de seleções públicas para Arquivistas no Brasil por meio da análise de 1847 questões contidas em 68 provas de concurso público aplicadas no país. A partir de categorização teórica baseada na literatura nacional e internacional, verificou-se que os assuntos não são abordados em proporções iguais, sendo que alguns temas sequer são tratados nas provas. Analisou-se quantitativamente a ocorrência de cada tópico, bem como a frequência de citação das bibliografias referentes às normas e autores da disciplina. Em relação à bibliografia, demonstrou-se que é pouco citada de forma explícita nas questões. Foi identificado que os concursos tendem a ocorrer em maior quantidade nos locais onde existem cursos de Arquivologia.

Biografia do Autor

Karina Xavier Holstein , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharela em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Moisés Rockembach , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor do Curso de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS); Doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto/Universidade de Aveiro, Portugal; Mestre em Comunicação e Informação e Bacharel em Arquivologia pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2017-07-01

Como Citar

Xavier Holstein , K. ., & Rockembach , M. . (2017). Panorama sobre concursos públicos em Arquivologia no Brasil. Informação Arquivística, 6(2), 80–100. Recuperado de https://aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/119

Edição

Seção

Dossiê REPARQ