Onde está a sociedade civil na política nacional de arquivos?

Autores

  • Diego Barbosa da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Política de arquivos, Participação social, Sociedade civil, Brasil

Resumo

Neste artigo, busca-se analisar a participação da sociedade civil brasileira na política nacional de arquivos. Para isso, foi levantada uma série de dados sobre o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), instituído em 1994, a I Conferência Nacional de Arquivos (CNARQ), realizada em 2011, e o Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural, formado em 2012, em comparação com outros canais e instrumentos de participação social, conselhos e conferências de outros setores da administração pública federal. Pretende-se, com isso, colaborar para uma reflexão sobre a importância da participação social para a definição de qualquer política pública.

Biografia do Autor

Diego Barbosa da Silva , Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Mestre em Linguística pela UERJ e Doutorando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalha como indexador no Arquivo Nacional e é membro titular do Colegiado Setorial de Arquivos (2013-2015) do Conselho Nacional de Política Cultural.

Downloads

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Barbosa da Silva , D. . (2022). Onde está a sociedade civil na política nacional de arquivos?. Informação Arquivística, 4(1), 41–68. Recuperado de https://aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/58

Edição

Seção

Artigos livres