O Encontro Nacional de Arquivistas das IFES
Uma década dedicada aos arquivos e à gestão documental
Palavras-chave:
ENARQUIFES, Rede, IFESResumo
Em 2007 surgiu o Programa do Governo Federal de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI), parte integrante de um conjunto de ações do Governo Federal no Plano de Desenvolvimento de Educação do Ministério da Educação - MEC. Com o objetivo de dar às instituições condições de expandir o acesso e garantir condições de permanência no Ensino Superior, além da ampliação e aproveitamento da estrutura física, muitas Universidades Federais de Ensino Superior - IFES aumentaram o seu contingente de recursos humanos nos anos seguintes, preocupados em garantir a qualidade da graduação da educação pública. A partir de 2008, ano após ano, o Serviço Público Federal viu crescer o número de vagas de arquivistas e técnicos de arquivo, já existentes, para tratar da gestão documental nas Universidades e Institutos Federais. Esta nova realidade, criou um movimento de trabalho colaborativo, para, num primeiro momento, amparar aos recém chegados às instituições e, num segundo momento, tentar de criar estratégias de ação para tratar com as diferentes realidades encontradas. Através da realização de um Encontro Nacional de Arquivistas das IFES, onde previamente, reuniram relatos sobre a situação dos arquivos e da atuação dos arquivistas nas instituições, foram identificadas diferenças significativas entre estas, desde as que possuíam sistemas de arquivos estruturados até as instituições onde não existia qualquer unidade com atribuição de um arquivo. O primeiro encontro foi realizado em 2009, na Universidade Federal de Goiás - UFG, na cidade de Goiânia. A partir dali, os encontros nacionais foram bianuais, houve encontros regionais e a rede se reúne durante o Congresso Nacional de Arquivologia - CNA para fazer o que faz melhor: trabalhar em prol dos arquivos das Universidades e Institutos Federais.