O Processo Eletrônico Nacional e a implementação do Sistema Eletrônico de Informações na Universidade de Brasília
Palavras-chave:
Sistema Eletrônico de Informações, Processo Eletrônico Nacional, Modernização da gestão de documentos, Mudança de culturaResumo
Este artigo discorre sobre a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Universidade de Brasília (UnB). Trata-se de uma abordagem descritiva, considerando a experiência na adesão ao Processo Eletrônico Nacional (PEN). A implantação do SEI na UnB iniciou-se em decorrência da necessidade de modernização da gestão de documentos, dos fluxos de trabalho da Universidade, e em atendimento à legislação brasileira. A metodologia utilizada no projeto foi a do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), que contemplou as seguintes fases: a) Projeto; b) Acordo de Cooperação Técnica; c) Revisão e Elaboração de Normas; d) Instalação do Sistema; e) Armazenamento de Documentos Físicos; f) Parametrização e Configuração do Sistema; g) Ilhas de Digitalização; h) Gestão de Mudança Organizacional; e i) Encerramento do Projeto. Os resultados da implementação do SEI na UnB têm proporcionado a mudança de cultura quanto à utilização de processos eletrônicos, aumentando a transparência e eficiência na tramitação de documentos na UnB.