Políticas públicas e legislação arquivística no Brasil

Autores

  • Cintia Aparecida Chagas Arreguy Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Renato Pinto Venâncio Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Política arquivística, Brasil, Administração pública, Sistema de Arquivos

Resumo

Apresenta resultados parciais de tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, em 2016. Discute conceitos relativos à política pública e política pública arquivística. Traz um breve panorama do processo de tentativa de implementação de uma política pública arquivística no Brasil, com base no modelo sistêmico e conclui pela inadequação desse modelo para esse tipo de política em um país de regime federalista como o Brasil.

Biografia do Autor

Cintia Aparecida Chagas Arreguy , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG) e do PPGCI/UFMG; Doutora em Ciência da Informação pela UFMG, Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP) e graduada em História pela UFMG.

Renato Pinto Venâncio , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pesquisador do CNPq; Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestre pela Universidade de São Paulo (USP), doutor pela Universidade de Paris IV - Sorbonne e pós-doutorado pela USP.

Downloads

Publicado

2017-07-01

Como Citar

Chagas Arreguy , C. A. ., & Pinto Venâncio , R. . (2017). Políticas públicas e legislação arquivística no Brasil. Informação Arquivística, 6(2), 5–33. Recuperado de http://aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/116

Edição

Seção

Dossiê REPARQ