Seção de filmes do Arquivo Nacional
diálogos em preservação com cinematecas no Brasil
Palavras-chave:
Arquivo Nacional do Brasil, Preservação audiovisual, Arquivos audiovisuais, CinematecaResumo
O presente artigo[1] tem por objetivo apresentar uma análise sobre a trajetória de criação, implantação e desenvolvimento da seção de filmes do Arquivo Nacional (AN). A partir dessa perspectiva, pretende se concentrar em um aspecto que marcou a experiência de trabalho da referida seção e que serviu de norteador para as iniciativas realizadas em relação à preservação e à gestão do seu acervo de filmes: a influência do modelo de tratamento de filmes empregado nas atividades realizadas pelas cinematecas, no Brasil — Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro — na implantação da gestão do acervo de filmes do Arquivo Nacional. O artigo irá se basear na apresentação da trajetória da seção de filmes do Arquivo Nacional, a partir do momento de modernização vivido pela instituição, no início dos anos de 1980, em dois movimentos analíticos. O primeiro, sistematizando as informações colhidas por pesquisa em documentos no próprio AN, com foco nos primeiros anos de implantação da seção de filmes; o segundo, sublinhando as relações com as cinematecas nesse processo e seus impactos na constituição da seção de filmes.