Documentação museológica em arquivos pessoais

o acervo de Carmen Miranda

Autores

  • Marina Aieta Sérgio Gomes UNIRIO
  • Patricia Ladeira Penna Macêdo UFRN
  • Renato Crivelli Duarte UNIRIO

Palavras-chave:

Arquivo pessoal, Documentação Museológica, Descrição Arquivística, Museu Carmen Miranda

Resumo

O artigo investiga o uso da documentação museológica para descrever o acervo pessoal de Carmen Miranda custodiado pelo Museu Carmen Miranda e explora a interseção entre Arquivologia e Museologia. Analisa a gestão do acervo pelo Sistema de Gerenciamento de Acervos Museológicos e tem como objetivo compreender os desafios para a preservação, catalogação e acesso ao material. Destaca ainda a importância de ferramentas eficazes na gestão do patrimônio cultural.

Biografia do Autor

Marina Aieta Sérgio Gomes, UNIRIO

Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Patricia Ladeira Penna Macêdo, UFRN

Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Renato Crivelli Duarte, UNIRIO

Docente do Departamento de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Aieta Sérgio Gomes, M. ., Ladeira Penna Macêdo, P. ., & Crivelli Duarte, R. . (2024). Documentação museológica em arquivos pessoais: o acervo de Carmen Miranda. Informação Arquivística, 9(2), 99–113. Recuperado de http://aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/180