Educação patrimonial em arquivo
Uma iniciativa no Departamento de Arquivo e Documentação da COC
Palavras-chave:
Educação patrimonial, Arquivo, História da Saúde, BrasilResumo
O trabalho traz o relato de uma iniciativa de educação patrimonial do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz: a publicação de um livro ilustrado voltado para o público infanto-juvenil, resultado de uma metodologia de trabalho multidisciplinar e fortemente alicerçada sobre a pesquisa bibliográfica e documental, na qual se pretende retratar a história da saúde pública no Brasil através do vasto acervo documental sob guarda dessa instituição arquivística. Assim, a publicação aqui apresentada é pensada como parte de um processo educativo que tem o “patrimônio cultural como fonte primária”. Para tal, busca-se compreender a emergência do conceito de educação patrimonial como consequência da ressignificação das noções de patrimônio cultural e memória social ocorrida em meados do século XX. Com isso, a educação passou a ser um recurso estratégico de aproximação da sociedade com seus bens culturais. No Brasil, essa relação entre patrimônio e educação não é recente, porém entre as instituições arquivísticas e centros de documentação as experiências ainda são reduzidas e pontuais. Dessa forma, a reflexão proposta tem por objetivo estabelecer uma prática de educação patrimonial permanente e sistemática no arquivo, unindo-se a outras experiências que a Casa de Oswaldo Cruz desenvolve nesse campo.