A importância das Comissões de Avaliação de Documentos e de Revisão de Prontuários em organizações de saúde

Um estudo em hospitais

Autores

  • Louise Anunciação Fonseca de Oliveira Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Francisco José Aragão Pedroza Cunha Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

Documentos e arquivos, Avaliação de documentos em serviços de saúde, Hospitais

Resumo

Esta comunicação revela parte dos resultados preliminares de uma pesquisa sobre gestão de documentos em serviços de saúde e destaca a importância das Comissões de Avaliação de Documentos e de Revisão de Prontuários do Paciente nessas organizações. Essas comissões deliberam as diretrizes para a preservação dos documentos e dos respectivos conjuntos de documentos que contenham valor secundário e sejam capazes de cumprir a missão principal desses serviços: promoção, prevenção e assistência à saúde. A pesquisa é aplicada, exploratória, bibliográfica, documental e de levantamento. A teoria e o método são aplicados por meio de questionário, entre seis sujeitos das áreas de documentação e arquivo, de tecnologia da informação, de assistência e da administrativa de três hospitais da cidade de Salvador/Bahia. Os resultados apontam que se as referidas Comissões existem nestas organizações, as mesmas não estão institucionalizadas.

Biografia do Autor

Louise Anunciação Fonseca de Oliveira , Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Bacharel em Arquivologia e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Arquivista da Escola Politécnica da UFBA.

Francisco José Aragão Pedroza Cunha , Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Difusão do Conhecimento e Professor Adjunto do Departamento de Documentação e Informa-ção do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Anunciação Fonseca de Oliveira , L. ., & Aragão Pedroza Cunha , F. J. . (2022). A importância das Comissões de Avaliação de Documentos e de Revisão de Prontuários em organizações de saúde: Um estudo em hospitais. Informação Arquivística, 3(2), 121–128. Recuperado de http://aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/49

Edição

Seção

Dossiê CNA