Gestão documental na empresa Morar Construtora e Incorporadora
Plano de implantação do sistema de gerenciamento arquivístico
Palavras-chave:
Profissional da informação, Gestão documental, Acervo, Documento, Informação ArquivísticaResumo
Apresenta a implantação do Projeto de Estruturação do Sistema de Arquivo na empresa Morar Construtora, uma empresa do ramo da Construção Civil, que visualiza a importância de uma gestão consciente em seu acervo arquivístico. O projeto foi desenvolvido em dois anos por meio de uma política de gestão documental e organização do arquivo físico na fase intermediária e permanente, fornecendo orientações técnicas aos produtores dos documentos. Visando a implantar o gerenciamento documental na organização, o primeiro passo foi a contratação de um arquivista, responsável em realizar a elaboração do projeto e colocá-lo em prática dentro da empresa por meio de seu conhecimento prático e técnico das atividades arquivísticas. Ao final, constatou-se que o profissional da informação atua de forma a fomentar a gestão documental, proporcionando à empresa informações úteis e precisas com a máxima qualidade, segurança e agilidade possíveis, facilitando o processo decisório e solucionando inúmeros problemas organizacionais. Em linhas gerais, concluiu-se que as metodologias, os instrumentos e as técnicas utilizadas no processo de gestão documental somente terão êxitos se forem permeadas por atividades de diagnóstico e planejamento, tendo o arquivista importante papel e atuação interdisciplinar na elaboração e implantação dessas atividades organizacionais.