RIO – Cerca de quatro mil metros lineares de documentos textuais, mapas, plantas, fotografias, filmes, fitas de áudio e vídeo e microfilmes que contam a história fluminense e estão guardados no recém-reformado Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, na Praia de Botafogo, serão transferidos para um moderno prédio no Estácio. O imóvel começará a ser construído no primeiro semestre de 2010.
O secretário-chefe da Casa Civil do estado, Régis Fichtner, diz que a nova casa, além de abrigar todo o acervo da instituição, será transformada em um grande centro de memória:
– A história do Rio precisa de um arquivo à altura porque foi aqui que nasceu a administração pública no Brasil. O novo prédio contará com instrumentos modernos de consulta e terá capacidade para receber de pesquisadores ao cidadão comum. A área de exposições terá um viés de museu, com sete temas diferentes.
No total, serão gastos R$ 40 milhões, recursos captados através da Lei Rouanet. A arquitetura do novo arquivo será assinada pelo escritório de Sérgio Dias, atual secretário municipal de Urbanismo, vencedor de um concurso que reuniu outros dois candidatos. Formado por dois blocos ligados por uma passagem de circulação vertical, o prédio será minimalista, em concreto branco e com vidros transparentes. Será erguido no terreno hoje ocupado pelo Depósito Público do Estado.
Um dos pontos altos do projeto é a criação de uma área de exposição permanente, que ficou a cargo do premiado escritório de design de exposições e museus Ralph Appelbaum & Associates, com sede em Nova York e projetos espalhados pelo mundo todo. Eles assinam, por exemplo, as mostras do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
Fonte: O GLOBO, 02/12/2009

By admin