Durante o ano de 2012 a AAERJ desenvolveu importantes ações: lançou o periódico científico “Informação Arquivística” e o livro “Novas dimensões da Pesquisa e do Ensino da Arquivologia no Brasil” e retomou a realização de cursos, lançando a primeira turma de “Gerenciamento de Projetos Arquivísticos”.
Além disso, prosseguimos apoiando eventos arquivísticos, como o Congresso Nacional de Arquivologia, contestando ofertas de emprego e editais de concursos públicos que desrespeitam a Lei nº 6.546/78 e realizando, através de nosso reformulado site, das redes sociais e do Informativo AAERJ a divulgação de oportunidades de emprego e estágio e notícias da área arquivística.
Nos manifestamos junto ao poder público sobre a greve no Arquivo Nacional e solicitando a mudança do Arquivo Geral da Cidade para a Casa Civil e estabelecemos estreita colaboração com entidades congêneres no Brasil e no exterior, buscando sempre a valorização dos arquivistas e o crescimento da Arquivologia.
Felizmente isso resultou em um aumento no número de novos associados, passando de 144 no final de 2011 para 170 ao final do ano passado. Também obtivemos um expressivo aumento de 287% de associados em dia com a anuidade, conforme gráfico abaixo.
Todas as ações realizadas pela associação dependem da contribuição de nossos associados e por isso convidamos você a fazer parte da AAERJ. Além de fortalecer o movimento associativo arquivístico e ajudar a manter uma entidade voltada para a defesa de nossa profissão, você passa a usufruir de benefícios exclusivos oferecidos pela AAERJ em conjunto com a ENARA, como descontos em entidades conveniadas, cursos e eventos.
Prezados, tenho uma curiosidade e gostaria de saber se podem me ajudar. Me graduei em arquivologia e, embora ainda não tenha atuado “formalmente”, tento me (re)integrar ao mercado. Me graduei em 2008 e me registrei apenas em 2011 no Ministério do Trabalho. Bem, vamos a curiosidade, que na verdade são duas: a primeira é saber quantos somos; a segunda é saber quantos de nós se registrou no ministério do trabalho. Obrigado!