Arquivo Técnico da Escola de Guerra Naval

uma proposta de manual de gestão de documentos

Autores

  • Maria Luiza Jacinto da Silva Liberato Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Mariana Lousada Pinha Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Gestão de documentos, Diagnóstico Arquivístico, Marinha do Brasil, Escola de Guerra Naval

Resumo

Este artigo apresenta um Manual de Gestão de Documentos para a Escola de Guerra Naval, visando melhorar a organização, conservação e acessibilidade dos documentos. Com base em revisão bibliográfica, análise documental e diagnóstico institucional, conclui-se que a gestão de documentos estruturada fortalece a eficiência administrativa, a segurança da informação e a padronização arquivística, podendo ser replicada noutras Organizações Militares da Marinha do Brasil.

Biografia do Autor

Maria Luiza Jacinto da Silva Liberato, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGARQ/UNIRIO). Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Arquivista na Marinha do Brasil.

Mariana Lousada Pinha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGARQ/UNIRIO). Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Downloads

Publicado

2025-12-16

Como Citar

Liberato, M. L. J. da S. ., & Pinha, M. L. . (2025). Arquivo Técnico da Escola de Guerra Naval: uma proposta de manual de gestão de documentos. Informação Arquivística, 10(2), 106–121. Recuperado de https://aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/211

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)