As estratégias de emulação como fundamento para a preservação de objetos digitais interativos

A garantia de acesso fidedigno em longo prazo

Autores

  • Henrique Machado dos Santos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Daniel Flores Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Estratégias de preservação digital, Emulação, Objetos digitais interativos, Fidedignidade, Acesso em longo prazo

Resumo

Os avanços das tecnologias da informação no campo arquivístico ocasionaram uma crescente demanda por documentos digitais, entretanto a preservação destes documentos continua sendo uma atividade abstrata devido à ausência de políticas e estratégias de preservação. Existem documentos digitais dotados de recursos interativos, estes recursos devem ser preservados, pois são fundamentais para a sua apresentação e uso de suas funcionalidades. A implementação das estratégias de emulação é considerada fundamental para preservar recursos específicos, embora seja uma estratégia complexa e que poderá ter custos elevados. O objetivo deste estudo é apresentar uma reflexão sobre a preservação da fidedignidade em documentos compostos por objetos digitais interativos. Tem-se como princípio discutir a manutenção de sua integridade e autenticidade, garantindo o acesso em longo prazo. A metodologia utilizada consiste em levantamento bibliográfico de materiais previamente publicados, os dados coletados são analisados de forma qualitativa. Discute-se a necessidade de preservar requisitos relacionados à interatividade dos documentos digitais, bem como combinar a emulação com outras estratégias de preservação digital. Os resultados mostram vantagens e desvantagens da emulação frente às outras estratégias, parte dessas desvantagens poderá ser contornada com o auxílio de estratégias como a migração e encapsulamento, mas há determinados casos em que não será possível migrar e nem encapsular os objetos digitais interativos. Há de se considerar o desenvolvimento de emuladores, conversores e visualizadores, pois estes poderão ser os únicos meios de recuperar a informação dos documentos arquivísticos digitais. Por fim, recomenda-se a implementação de repositórios digitais confiáveis para a preservação em longo prazo.

Biografia do Autor

Henrique Machado dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Daniel Flores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Docente do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Documentação pela Universidade de Salamanca (USal), Espanha.

Downloads

Publicado

2022-10-12

Como Citar

Machado dos Santos, H. ., & Flores, D. (2022). As estratégias de emulação como fundamento para a preservação de objetos digitais interativos: A garantia de acesso fidedigno em longo prazo. Informação Arquivística, 3(1), 95–116. Recuperado de https://aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/38

Edição

Seção

Artigos livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)