Seção de filmes do Arquivo Nacional

diálogos em preservação com cinematecas no Brasil

Autores/as

  • Walmor Martins Pamplona Universidade de Coimbra
  • Aline Lopes de Lacerda COC/FIOCRUZ

Palabras clave:

Arquivo Nacional do Brasil, Preservação audiovisual, Arquivos audiovisuais, Cinemateca

Resumen

O presente artigo[1] tem por objetivo apresentar uma análise sobre a trajetória de criação, implantação e desenvolvimento da seção de filmes do Arquivo Nacional (AN). A partir dessa perspectiva, pretende se concentrar em um aspecto que marcou a experiência de trabalho da referida seção e que serviu de norteador para as iniciativas realizadas em relação à preservação e à gestão do seu acervo de filmes: a influência do modelo de tratamento de filmes empregado nas atividades realizadas pelas cinematecas, no Brasil — Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro — na implantação da gestão do acervo de filmes do Arquivo Nacional. O artigo irá se basear na apresentação da trajetória da seção de filmes do Arquivo Nacional, a partir do momento de modernização vivido pela instituição, no início dos anos de 1980, em dois movimentos analíticos. O primeiro, sistematizando as informações colhidas por pesquisa em documentos no próprio AN, com foco nos primeiros anos de implantação da seção de filmes; o segundo, sublinhando as relações com as cinematecas nesse processo e seus impactos na constituição da seção de filmes.

 

 

Biografía del autor/a

Walmor Martins Pamplona, Universidade de Coimbra

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra, Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO), graduado em Comunicação (UFRJ) e Arquivologia (UNIRIO).

Aline Lopes de Lacerda, COC/FIOCRUZ

Doutora em História Social (FFLCH/USP), pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ e professora do Programa de Pós-graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (COC/FIOCRUZ).

Publicado

2023-10-16

Cómo citar

Martins Pamplona, W., & Lopes de Lacerda, A. (2023). Seção de filmes do Arquivo Nacional: diálogos em preservação com cinematecas no Brasil. Informação Arquivística, 8(1), 142–165. Recuperado a partir de https://aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/148

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a