Considerações sobre as redes de conhecimento em Arquivologia

Uma análise a partir de teses e dissertações

Autores/as

  • João Paulo Borges da Silveira Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Pedro Ivo Silveira Andretta Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palabras clave:

Ciência da Informação, Arquivologia, Métricas em informação, Programas de pós-graduação, Redes

Resumen

O presente estudo toma teses e dissertações brasileiras com temáticas em Arquivologia defendidas no período de 2002 a 2011, procurando identificar a formação de redes entre os novos pesquisadores, os orientadores desses trabalhos e os membros das bancas avaliadoras, visando traçar os relacionamentos institucionais, regionais e disciplinares na área. Demonstra-se que as pesquisas brasileiras em Arquivologia têm uma origem multidisciplinar, sendo possível identificar poucos articuladores, uma forte presença da atuação das áreas da Ciência da Informação e da História, bem como uma concentração de avaliadores dessa produção por parte de pesquisadores da região Sudeste.

Biografía del autor/a

João Paulo Borges da Silveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPEL). Especialista em Gestão em Arquivos (UFSM) e em Educação (CBM). Bacharel em Biblioteconomia (FURG).

Pedro Ivo Silveira Andretta, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestre em Linguística (UFSCar). Mestrando em Ciência, Tecnologia e Sociedade (UFSCar). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UFSCar).

Publicado

2022-10-11

Cómo citar

Borges da Silveira, J. P. ., & Silveira Andretta, P. I. . (2022). Considerações sobre as redes de conhecimento em Arquivologia: Uma análise a partir de teses e dissertações. Informação Arquivística, 2(2), 74–102. Recuperado a partir de https://aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/29

Número

Sección

Artigos livres