Princípios básicos sobre o papel dos arquivistas na defesa dos direitos humanos

Autores/as

  • Conselho Internacional de Arquivos
  • Vitor Manoel Marques da Fonseca Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palabras clave:

Arquivos, Arquivistas, Direitos Humanos, Ética profissional, Princípios profissionais

Resumen

Os princípios básicos sobre o papel dos arquivistas na defesa dos direitos humanos estão organizados em duas partes: o preâmbulo e o conjunto de princípios. O preâmbulo fornece o quadro conceitual para os princípios. Cada princípio é acompanhado de um texto explicativo que não é parte do princípio. Os princípios estão agrupados em cinco seções: as duas primeiras cobrem as funções arquivísticas básicas; a terceira, a situação especial do trabalho com arquivos que podem documentar ações condenáveis e com arquivos deslocados; a quarta e a quinta são dedicadas aos papéis e direitos dos arquivistas como profissionais.

Biografía del autor/a

Vitor Manoel Marques da Fonseca, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor do Depto. de Ciência da Informação, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Presidente da Section on Archives and Human Rights do International Council on Archives (Conselho Internacional de Arquivos).

Publicado

2016-01-01

Cómo citar

Internacional de Arquivos, C., & Marques da Fonseca, V. M. . (2016). Princípios básicos sobre o papel dos arquivistas na defesa dos direitos humanos. Informação Arquivística, 5(1), 90–121. Recuperado a partir de https://aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/76

Número

Sección

Tradução

Artículos más leídos del mismo autor/a