Recomendações para a implementação de uma política de preservação digital na Universidade Federal do Amazonas

Autores

  • Tatiane Rodrigues do Nascimento UFAM
  • Brenda Couto de Brito Rocco UNIRIO
  • Mariana Lousada Pinha UNIRIO

Palavras-chave:

Preservação digital, Política de Preservação Digital, Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este artigo apresenta as recomendações para a implementação de uma política de preservação digital na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O estudo foi motivado pela crescente produção de documentos arquivísticos digitais na instituição, e pela falta de uma política institucional formal para sua preservação a longo prazo. A metodologia caracteriza-se como qualitativa, exploratória e descritiva com o emprego de entrevistas semiestruturadas e análise SWOT, a fim de identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças referentes à preservação digital na UFAM. Com base nos resultados obtidos, são propostas recomendações para o desenvolvimento de uma política de preservação digital, alinhadas às diretrizes nacionais e internacionais.

Biografia do Autor

Tatiane Rodrigues do Nascimento, UFAM

Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pelo PPGARQ/UNIRIO. Graduada em Arquivologia pela UFAM. Arquivista UFAM.

Brenda Couto de Brito Rocco, UNIRIO

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO). Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT).

Mariana Lousada Pinha, UNIRIO

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO). Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Rodrigues do Nascimento, T. ., Couto de Brito Rocco, B., & Lousada Pinha, M. (2024). Recomendações para a implementação de uma política de preservação digital na Universidade Federal do Amazonas. Informação Arquivística, 9(2), 64–82. Recuperado de http://aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/178