Informação arquivística e Arquivologia no Brasil

Autores/as

  • Eliezer Pires da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palabras clave:

Informação arquivística, Arquivologia, Ciência da Informação

Resumen

Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa de mestrado sobre a emergência da noção de informação arquivística na produção de conhecimento arquivístico no Brasil. Foi problematizada sua utilização no conjunto de doze trabalhos oriundos de pesquisas de mestrados e de doutorados defendidas no Brasil entre 1996-2006, que apresentaram a designação em seu título e/ou resumo. O exercício também serviu para reconstruir a rede de autores citados nas ocasiões em que se explicitou informação arquivística. Pode-se explicar o surgimento da informação arquivística, no quadro da Arquivologia brasileira, ligando-a às condições de produção de conhecimento arquivístico no âmbito institucionalizado dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação. A noção de informação arquivística parece inscrita numa lógica de argumentação acadêmica para atualizar as práticas em torno do processamento técnico dos arquivos na direção de sua autonomia, enquanto área do conhecimento.

Biografía del autor/a

Eliezer Pires da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestre em Ciência da Informação e doutorando em Memória Social; Professor de Arquivologia da Unirio e arquivista do Arquivo Nacional.

Publicado

2022-10-09

Cómo citar

Pires da Silva, E. . (2022). Informação arquivística e Arquivologia no Brasil. Informação Arquivística, 1(1), 48–68. Recuperado a partir de https://aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/11

Número

Sección

Artigos livres