A Lei de Acesso à Informação e a Região Metropolitana de Belo Horizonte

Autores/as

  • Marília de Abreu Martins de Paiva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Cintia Aparecida Chagas Arreguy Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palabras clave:

Lei de Acesso à Informação, LAI, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Transparência ativa, Município

Resumen

A Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI) impõe aos entes federativos a obrigação de promover a transparência de seus documentos e informações. Com o objetivo de verificar a implementação da Lei de Acesso à Informação nos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi feita a análise dos sítios oficiais das prefeituras, segundo os critérios previstos na regulamentação da Lei no que tange à transparência ativa. Os resultados demonstram baixo atendimento aos requisitos legais.

Biografía del autor/a

Marília de Abreu Martins de Paiva , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Ciência da Informação e Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bibliotecária da UFMG e Professora Assistente do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação da (ECI/UFMG).

Cintia Aparecida Chagas Arreguy , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP) e Doutoranda em Ciência da Informação pela UFMG. Professora Assistente do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG).

Publicado

2022-10-14

Cómo citar

de Abreu Martins de Paiva , M. ., & Aparecida Chagas Arreguy , C. . (2022). A Lei de Acesso à Informação e a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Informação Arquivística, 4(1), 3–24. Recuperado a partir de https://aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/56

Número

Sección

Artigos livres