Diagnóstico de conformidade arquivística do Sistema de Processos Administrativos da Universidade Federal do Pará

Autores/as

  • Laécio Lucas Sousa Farias UFPA
  • Janicy Aparecida Pereira Rocha UNIRIO

Palabras clave:

SIGAD, e-Arq Brasil, SIPAC

Resumen

Avalia a conformidade do SIPAC/UFPA – Módulo Protocolo com o e-Arq Brasil, utilizando avaliação heurística por lista de verificação. Os resultados indicam falta de aderência a requisitos de gestão documental, segurança e preservação. A ausência de funcionalidades compromete a eficiência, segurança e usabilidade do sistema. A falta de backup automático, validação de assinaturas digitais e recursos de acessibilidade indica vulnerabilidades. Melhorias são necessárias para garantir a conformidade com o e-Arq Brasil.

Biografía del autor/a

Laécio Lucas Sousa Farias, UFPA

Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO). Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Arquivista na UFPA.

Janicy Aparecida Pereira Rocha, UNIRIO

Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO). Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharela em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Publicado

2024-12-13

Cómo citar

Sousa Farias, L. L. ., & Pereira Rocha, J. A. . (2024). Diagnóstico de conformidade arquivística do Sistema de Processos Administrativos da Universidade Federal do Pará. Informação Arquivística, 9(2), 49–63. Recuperado a partir de http://aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/177