Preservação para a futuridade do acesso ao documento arquivístico digital

Autores/as

  • Daiane Regina Segabinazzi Pradebon Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Daniel Flores Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palabras clave:

Documento Arquivístico Digital, Diplomática Contemporânea, Histórico Escolar de formado

Resumen

Este artigo apresenta um estudo das rotinas de produção, transmissão e ar-mazenamento de documentos arquivísticos digitais produzidos pela Uni-versidade Federal de Santa Maria com enfoque no Histórico Escolar de Formado (HEF). O desenvolvimento dessa pesquisa está embasado nos es-tudos de caso realizados pelo projeto TEAM Brasil referente à fase 3 do projeto InterPARES, além de referências da área de Diplomática Contem-porânea. Para tal, buscou-se analisar os procedimentos de trabalho durante todo o ciclo de vida de documentos ‘nato digitais’, a fim da elaboração de um diagnóstico relativo à fundamentação legal do Histórico Escolar na UFSM e a análise do sistema eletrônico no qual essa tipologia é produzida. Pretende-se demonstrar a importância de ‘se pensar’ em preservação digi-tal na ‘era digital’, sobretudo pela crescente expansão tecnológica.

Biografía del autor/a

Daiane Regina Segabinazzi Pradebon , Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Daniel Flores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Docente do Mestrado em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

2022-10-13

Cómo citar

Segabinazzi Pradebon , D. R. ., & Flores, D. (2022). Preservação para a futuridade do acesso ao documento arquivístico digital. Informação Arquivística, 3(2), 129–135. Recuperado a partir de https://aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/50

Número

Sección

Dossiê CNA

Artículos más leídos del mismo autor/a