Preservação para a futuridade do acesso ao documento arquivístico digital
Palabras clave:
Documento Arquivístico Digital, Diplomática Contemporânea, Histórico Escolar de formadoResumen
Este artigo apresenta um estudo das rotinas de produção, transmissão e ar-mazenamento de documentos arquivísticos digitais produzidos pela Uni-versidade Federal de Santa Maria com enfoque no Histórico Escolar de Formado (HEF). O desenvolvimento dessa pesquisa está embasado nos es-tudos de caso realizados pelo projeto TEAM Brasil referente à fase 3 do projeto InterPARES, além de referências da área de Diplomática Contem-porânea. Para tal, buscou-se analisar os procedimentos de trabalho durante todo o ciclo de vida de documentos ‘nato digitais’, a fim da elaboração de um diagnóstico relativo à fundamentação legal do Histórico Escolar na UFSM e a análise do sistema eletrônico no qual essa tipologia é produzida. Pretende-se demonstrar a importância de ‘se pensar’ em preservação digi-tal na ‘era digital’, sobretudo pela crescente expansão tecnológica.