O uso dos jogos patrimoniais na construção de novos conhecimentos

uma experiência a partir do Centro de Memória da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana

Autores/as

  • Marcelo Lício de Jesus UNIRIO
  • Priscila Ribeiro Gomes UNIRIO

Palabras clave:

Educação Patrimonial, Arquivos, Memórias, Jogos

Resumen

Este artigo é parte de um estudo realizado no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos.  Apresenta como campo de investigação o Centro de Memória da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, que conta com uma variedade riquíssima de documentos escolares. Pensando no uso dos jogos dentro da realidade dos arquivos, procuramos entender como jogos baseados em arquivos escolares, construídos com recursos da gameficação podem servir de subsídios para aprendizagem da educação patrimonial, colocando em destaque a valorização do patrimônio cultural, ao mesmo tempo em que conta a história de uma instituição.

Biografía del autor/a

Marcelo Lício de Jesus, UNIRIO

Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pelo PPGARQ/UNIRIO.

Priscila Ribeiro Gomes, UNIRIO

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ) da UNIRIO.

Publicado

2024-12-13

Cómo citar

Lício de Jesus, M. ., & Ribeiro Gomes, P. . (2024). O uso dos jogos patrimoniais na construção de novos conhecimentos: uma experiência a partir do Centro de Memória da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana. Informação Arquivística, 9(2), 114–127. Recuperado a partir de http://aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/181

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