Análise de requisitos de gestão de documentos de arquivo para gestão estratégica dos processos de negócio de Bio-Manguinhos

Autores

  • Rafael Soares Carvalho Alvim UNIRIO
  • Ana Celeste Indolfo UNIRIO
  • Danilo André Cinacchi Bueno UNIRIO

Palavras-chave:

Gestão de documentos de arquivo, Gerenciamento de processos de negócio, Gestão da qualidade, Bio-Manguinhos

Resumo

A pesquisa analisa como os requisitos de produção, classificação, avaliação e acesso a documentos, segundo as normas ABNT NBR ISO 15489:2018 e 30301:2016, podem integrar-se à gestão estratégica no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fiocruz. O estudo, de natureza qualitativa e exploratória, revelou níveis de aderência dos Procedimentos Operacionais Padrão: 59% em produção, 75% em classificação, 91% em avaliação e 71% em acesso, destacando a necessidade de melhorias no sistema de gestão de documentos.

Biografia do Autor

Rafael Soares Carvalho Alvim, UNIRIO

Mestre em gestão de documentos e arquivos e discente egresso do Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGARQ/UNIRIO).

Ana Celeste Indolfo, UNIRIO

Doutora em Ciência da Informação e docente no Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGARQ/UNIRIO).

Danilo André Cinacchi Bueno, UNIRIO

Doutor em Ciência da Informação e docente no Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGARQ/UNIRIO).

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Soares Carvalho Alvim, R. ., Indolfo, A. C. ., & Cinacchi Bueno, D. A. . (2024). Análise de requisitos de gestão de documentos de arquivo para gestão estratégica dos processos de negócio de Bio-Manguinhos. Informação Arquivística, 9(2), 16–34. Recuperado de http://aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/175